Quem são os cidadãos jornalistas? Seu perfil é variado. Entre os mais comuns estão:
Publicador - Tem páginas pessoais (blog, flog, vlog) ou produz podcasts com notícias, independentemente do assunto abordado.
Observador – No universo do jornalismo cidadão, quem tem um gravador, uma câmera ou um celular está pronto para registrar eventos imprevisíveis. Muitas vezes, esse observador torna-se fonte de notícia por acaso.
Militante – É o cidadão jornalista que defende uma causa ou dedica-se a um assunto com paixão. Nesse tipo encaixam-se os torcedores de times de futebol, defensores de partidos políticos ou de causas como ambientalismo e a defesa de minorias. O militante pode dedicar-se também aos fatos referentes a sua comunidade, seja ela um prédio, um bairro ou uma associação.
Comentarista – É o cidadão jornalista que se manifesta nas páginas já existentes da web. Ele exercita seu papel por meio de comentários em blogs, flogs, vlogs, fóruns, comunidades ou em portais da grande mídia.
Editor - Seleciona notícias e participa de comunidades ou sites colaborativos nos quais é possível sugerir links da grande imprensa ou de páginas pessoais.
Esses tipos são apenas uma maneira de explicar diferentes formas de participação e não são categorias fixas, combinam-se. Um cidadão jornalista pode ser ao mesmo tempo editor e publicador, por exemplo. Procure identificar em qual desses grupos você se encaixa e com qual ferramenta se sente mais confortável.