Uma boa notícia começa com uma boa história. E nem sempre é fácil encontrar o tema. Sobre o que falar? O que rende uma boa história? As notícias estão à sua volta, a todo momento, percebê-las é uma questão de costume
Você pode começar a olhar o mundo ao seu redor com
olhos de jornalista. Perceberá que em qualquer situação há uma história a ser contada. Para saber se sua história vale uma notícia, pergunte: a quem ela interessa?
O público tem o direito de saber? O que você vai dizer informa, educa, orienta ou entretém?
Você pode explorar:
Sua história - Falar sobre suas vivências pode ser o caminho mais fácil. Elas podem ser úteis para outras pessoas. Imagine quantos ignoram a maneira como você vive em sua cidade ou região. Conte sua história por meio de texto, áudio, vídeo ou fotos e divulgue em sua página
pessoal ou outros sites. Há momentos em que a grande imprensa também abre espaço para relatos pessoais e testemunhos de fatos marcantes.
Seu cotidiano – O que incomoda em seu bairro, rua, vila ou prédio? Faça uma lista, pense o que poderia ser diferente, o que pode melhorar. Vá atrás das pessoas responsáveis por fazer isso acontecer. Desta forma, você garante uma história que pode interessar a muitos de seus
vizinhos e colegas.
A história de alguém – Se você acha ridículo falar sobre si, comece com um personagem interessante. Não é preciso ser uma celebridade, talvez caiba a você tornar essa pessoa mais conhecida. Procure histórias reveladoras e criativas. Trajetórias de vida, descobertas,
relatos, tudo pode render uma notícia.
Uma história diferente - Fale sobre coisas que você não costuma encontrar nos veículos de comunicação. Aprofunde seu conhecimento sobre um determinado assunto e ofereça sempre novidades sobre ele. Mantenha contato com fontes interessantes, comunique-se regularmente com pessoas que sempre têm novidades, vá a lugares onde circulam as novas informações.
Participe de eventos públicos (aula, palestra, conferência, comício, festa, show, debate) pensando no que pode publicar depois. Se necessitar de mais informações, tente um contato com a organização do evento ou com o personagem de sua reportagem.
Seja um repórter de seu cotidiano. As coisas das quais você gosta e costuma fazer podem ser um ponto de partida para começar a olhar o mundo em busca de fatos que interessem a outras pessoas.
Seu ponto de vista - Revele sua opinião, comente, critique, faça sugestões, mostre ideias e ideais. Quantas vezes você não procurou uma crítica ou comentário no dia seguinte a um espetáculo ou exposição? Da próxima vez, não espere até o dia seguinte, faça você mesmo a crítica. Um lembrete: é bom ter o cuidado de ser construtivo nessa atividade, já que demolir o trabalho alheio com críticas impertinentes é fácil.
O desconhecido – Você pode arriscar um mergulho em um tema desconhecido. Quem sabe seu olhar de novato ofereça ângulos que interessem a outras pessoas? Pesquisar o que você não conhece pode ser mais instigante do que abordar temas que você domina.
Informe-se, acompanhe as notícias de seu bairro, de sua cidade, de outros países. Tenha olhos abertos para boas histórias e as boas imagens. Esteja sempre pronto.
Muitas vezes as melhores fotos, os flagrantes e os fatos importantes surgem inesperadamente. Seja um repórter em tempo integral e divirta-se ao fazer notícias. Seu público vai perceber o entusiasmo em sua produção.
Uma especialidade – Outra forma prazerosa de começar a sua produção é eleger um assunto de seu interesse e tornar-se um especialista nele. Comece com referências a conteúdos encontrados na própria web sobre esse assunto e aos poucos acrescente suas contribuições.
Você pode até tornar-se uma referência na internet. Essas são apenas algumas sugestões. Descubra seu caminho. E publique.